27/11/2009

Hoje, dia 27 de Novembro no Diário de Noticias

"A rapariga que adora cinema e se tornou gestora de 'hostel'"

O cinema foi sempre uma paixão. Na adolescência, ia ao cinema pelo menos três vezes por semana. Tirou uma licenciatura em Cinema. No final do curso, trabalhou em duas longas-metragens. Até que se convenceu que em Portugal o cinema não é um emprego e foi dar aulas de Fotografia. Até que, subitamente no Verão do ano passado, estava nos copos com uns amigos e resolveram fazer um 'hostel' temático, na baixa do Porto, em que cada um dos 12 quartos está decorado com motivos de um filme.

Naquela noite de Verão, estavam os seis (três casais) à conversa no Plano B, na Cândido dos Reis, paralela à Rua Galeria de Paris, ali onde bate o coração da nova movida portuense. O tema eram os espaços novos que estavam a surgir - e o que ainda fazia falta para acentuar o movimento de renascimento da baixa do Porto. Até que a ideia saltou para a mesa e logo todos concordaram que sim, fazia todo o sentido, pois os hostels estão na moda. A Joana até já tinha ficado em vários, numa viagem pelos Balcãs.

A ideia foi ganhando forma até que o primeiro grande nó (onde vamos fazer o hostel?) foi desatado pelo Rui, que é arquitecto e se lembrou que a avó tinha um edifício espectacular, mesmo adequado ao efeito e na melhor das localizações, junto ao Rivoli, entre a Praça D. João I e a Avenida dos Aliados.

Convencer a avó não foi difícil, pois o prédio, alugado a estudantes do Erasmus que apagavam os cigarros no chão, estava um verdadeiro nojo. "Deixaram o frigorífico desligado com um peixe lá dentro. O mau cheiro era tal que não se podia entrar na cozinha", recorda Joana, cuja paixão pelo cinema inspirou o tema do hostel, em que cada um dos 12 quartos está decorado com imagens e objectos alusivos a um filme.

Cada um dos seis sócios escolheu dois filmes. Os dela, O Fabuloso Destino de Amelie Poulain, de Jean-Pierre Jeunet, e Maria Antonieta, de Sofia Coppola.

Investiram o Verão do ano passado na transformação de um edifício degradado num hostel atraente e asseado. Como o dinheiro não abundava, fizeram eles próprios tudo quanto sabiam e podiam. Anunciaram ao mundo que iam abrir as portas a 1 de Outubro no www.hostelworld.com e, nessa noite, o Rivoli Cinema Hostel tinha a lotação esgotada. O facto de terem o mais elevado rating (93 em 100) de satisfação da clientela portuense deste tipo de alojamento ajuda muito a explicar porque é que os 12 quartos (individuais, duplos e mistos - com quatro camas) estão quase sempre todos ocupados.

Joana está feliz, apesar de a profissão de gestora hoteleira não constar da lista de profissões que, durante a adolescência, sonhou ter quando fosse grande: "Sempre ambicionei trabalhar em artes - cinema, pintura, vídeo, design, fotografia…"

Licenciar-se em Cinema foi uma opção natural para quem ia pelo menos três vezes por semana ao multiplex de 20 salas do Arrábida Shopping. E, logo no final do curso, teve a sorte de concretizar a ambição de trabalhar na Sétima Arte, colaborando em duas longas- - metragens.

Na rodagem de 667 O Vizinho da Besta, de Eduardo Condorcet, ocupou-se do som e conheceu o marido. "Estávamos sempre ligados por um cabo, cada um com o seu microfone, a dizermos um ao outro 'não estiques…'", recorda. Afinal esticaram-se…

Na co-produção luso-brasileira Histórias de Alice, de Oswaldo Caldeira, foi contratada para a produção. Até ganhava mais ou menos (350 euros por semana), mas era estafante. "Quando se está a rodar não há horários. Começávamos às cinco da manhã e se acabávamos à uma ou duas da madrugada já era bom. Eu estava grávida e a produção é a pior parte no cinema, pois somos uma espécie de faz-tudo", conta.

Convencida de que em Portugal o cinema não é um emprego ("vão-nos chamando…"), foi dar aulas de Fotografia para uma escola em Leça da Palmeira até que, numa noite de Verão, no ano passado, ela e o marido resolveram sair com uns amigos e foram todos conversar, à volta de um copo, no Plano B…
http://dn.sapo.pt/bolsa/interior.aspx?content_id=1431534

3 comentários:

  1. Temos de começar a guardar os recortes de jornal onde aparecem os Gaio...:P já temos uma colecção ehehe

    Beijo, amora minha

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a raquel, temos de fazer uma compilação pq está tudo a ficar famoso!! (eu só foi uma vez, mas nunca s sabe... :P)

    Parabéns pela notícia, foi lida com mt orgulho de priminha!
    beijocas

    ResponderEliminar
  3. Acho a ideia da Raquel boa.
    Talvez o melhor sítio para por esses "recortes" deva ser o site da arvore genealógica da familia.
    Eu já comecei a cria-lo e enviei o link a algumas pessoas da familia. Aqui vai o link outra vez: http://www.geni.com/family-tree
    E mais uma vez os meus parabéns à minha sobrinha colunável pelo sucesso nos negócios que está a ter.

    Ricardo

    ResponderEliminar

pin it