27/02/2010

Tóquio




Toquio tal como NY, são cidades que gostava de conhecer antes de partir lá para cima para os anjos... ou lá para baixo para o quentinho...
Sempre que vejo as fotos das duas cidades fico completamente preplexa...
Hoje percebi que não só a cidade é maravilhosa como o seu subsolo.... pois o subsolo de Tóquio alberga uma fantástica infraestrutura cujo aspecto se assemelha a um templo de uma civilização remota. Cinco poços de 32 m de diâmetro por 65 m de profundidade interligados por 64 Km de túneis formam um colossal sistema de drenagem de águas pluviais destinado a impedir a inundação da cidade durante a época das chuvas.

(pensando bem no que se tem passado nestes últimos dias - devíamos usar exemplo e aplica-lo nas nossas cidades ...)

mas continuando...

A dimensão deste complexo subterrâneo desafia toda a imaginação. É uma obra de engenharia sofisticadíssima realizada em betão, situada 50 m abaixo do solo, facto extraordinário num país constantemente sujeito a abalos sísmicos e onde quase todas as infraestruturas são aéreas. A sua função é não apenas acumular as águas pluviais como também evacuá-las em direcção a um rio, caso seja necessário. Para isso dispõe de 14.000 Hp de turbinas capazes de bombear cerca de 200 t de água por seg para o exterior. Impressionante.

Sem comentários:

Enviar um comentário

pin it