21/09/2010

Bienal de Veneza - Siza Vieira - Bairro da Bouça

"Quatro projectos de habitação emblemáticos no país interpretados em curtas-metragens por artistas nacionais dão corpo à representação portuguesa que hoje é inaugurada na 12.ª Mostra Internacional de Arquitectura da Bienal de Veneza.

Intitulado 'No place like - 4 houses, 4 films', o projecto estabelece uma ligação entre arquitectura e cinema, reunindo três artistas plásticos e um realizador aos projectos de cinco conceituados arquitectos portugueses: Álvaro Siza Vieira, Ricardo Bak Gordon, Manuel e Francisco Aires Mateus e João Luís Carrilho da Graça.

Os artistas plásticos Filipa César, João Onofre, Julião Sarmento e o realizador João Salaviza foram desafiados a filmar as casas criadas pelos arquitectos no âmbito do contexto em que se inserem no território e tendo em conta o tema da mostra internacional, que aborda o encontro das pessoas com a arquitectura.

O projecto apresentado por Siza Vieira é o único de habitação colectiva - o Bairro da Bouça, no Porto - enquanto os restantes são de habitações unifamiliares, mas todos edificados em Portugal.

A individualidade de cada uma destas casas percorre os filmes da exposição, resultado da visão de cada artista sobre o projecto do respectivo arquitecto: Filipa César filmou 'Porto, 1975', sobre o projecto de Siza Vieira, João Onofre criou a película 'Sem Título (SUN 2500)' sobre as casas de Bak Gordon, João Salaviza realizou 'Casa na Comporta' sobre o projecto da dupla Aires Mateus, e Julião Sarmento criou 'Cromlech' sobre a casa do arquitecto Carrilho da Graça.

'No place like - 4 houses, 4 films' apresenta-se na Universidade Ca' Foscari, localizada no Canal Grande, e está inserida na Mostra Internacional de Arquitectura da Bienal de Veneza, que vai estar patente ao público entre 29 de Agosto e 21 de Novembro de 2010.

A comissária geral da mostra é a arquitecta japonesa Kasuyo Sejima, cujo atelier, SANAA, conquistou este ano o Prémio Pritzker, o mais importante nesta área a nível mundial.

O tema geral escolhido para este evento da Bienal de Veneza é 'People meet in architecture' ('As pessoas encontram-se na Arquitectura')."

http://dn.sapo.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=1649738&seccao=Arquitectura

Sem comentários:

Enviar um comentário

pin it